A Connecting Food

Socio-environmental impact through intelligent management of surplus food donations.

 

Acreditamos que a fome e o desperdício de alimentos são um dos maiores paradoxos da atualidade.

Então, pensando em minimizar os efeitos desse paradoxo, criamos a Connecting Food. Somos a primeira foodtech brasileira especializada em conectar os alimentos que seriam descartados por empresas, mas ainda bons para o consumo, às organizações sociais que atendem pessoas em situação de vulnerabilidade social.

Fazemos isso com uso de tecnologia, dados e conexões. Dessa forma, colocamos o “S” do ESG no varejo de alimentos no centro da estratégia das empresas do setor e de quaisquer outras organizações que queiram atuar neste mesmo sentido. Afinal, ao reduzir o desperdício de alimentos e os efeitos da fome, melhoram o impacto social e ambiental de toda a cadeia.

Fundadora e CEO da Connecting Food

Alcione Pereira é CEO da Connecting Food. Foi em 2017 que ela fundou esta foodtech de impacto socioambiental, que trabalha na gestão inteligente de doação de alimentos excedentes.

Formada em Engenharia de Alimentos e com o MBA em Gestão Empresarial, há mais de 20 anos se dedica a estudar a alimentação e seus processos de distribuição. Ao longo da sua vida profissional, Alcione concentrou esforços também na investigação de temas relacionados e, assim, tornou-se Mestre em Sustentabilidade, pela Fundação Getúlio Vargas.

A CEO da Connecting Food tem sido uma importante articuladora na criação do ambiente regulatório necessário para que todos os que desejam fazer doações de alimentos tenham essa possibilidade.

Alcione também é co-idealizadora do Movimento Todos à Mesa, primeira coalizão de empresas brasileiras unidas para a redução do desperdício de alimentos e combate à fome. Além disso, atua como consultora técnica em projetos relacionados à cadeia de suprimentos humanitária.

Alcione Silva – Founder and CEO of Connecting Food

“Em que momento da história o alimento virou ‘resíduo’? Virou ‘quebra’? É preciso restabelecer o significado do alimento como fonte de nutrição e dignidade humana, que nos permite viver e  . E, a partir daí, perceber que os excedentes existem devido a uma conjuntura econômica. O que não significa que sejam resíduos descartáveis pois ainda possuem um valor social e humano.”

Apoiando a governança ESG dos nossos cientes

Somos a primeira empresa de impacto social no Brasil que utiliza tecnologia para conectar alimentos que seriam descartados à redistribuição de alimentos. Nossa missão é potencializar o combate à problemática do desperdício de alimentos e suas implicações, apoiando instituições e consequentemente pessoas em situação de vulnerabilidade social.

Acreditamos que a redistribuição dos alimentos que seriam descartados é uma das CHAVES para o combate à fome e também para o desenvolvimento sustentável de organizações que atuam com a produção, distribuição e comercialização de alimentos.

We support our clients' ESG strategy and compliance with the Sustainable Development Goals (SDGs)

 

Ajudamos a criar o ambiente regulatório favorável às doações de alimentos e também a reduzir os impactos negativos do descarte de excedentes da cadeia alimentar sobre o planeta.

Utilizamos tecnologia, estratégia logística e relações humanas para conectar alimentos que seriam descartados, mas ainda são bons para o consumo, a instituições que fazem a sua redistribuição para pessoas em situação de vulnerabilidade social.

Além disso, acreditamos que esta é uma das CHAVES para minimizar os impactos da fome no Brasil e também para o desenvolvimento sustentável de organizações que atuam com a produção, distribuição e comercialização de alimentos ou queiram contribuir de forma direta para essa causa.

What we provide

 Operations optimization

By efficiently managing food donations, Connecting Food allows its customers to optimize the time spent on this task. In other words, they minimize operating costs and free up teams to focus on core business activities.

Awareness about waste

We developed a work to understand the problem and the importance of initiatives that make it possible to reduce food waste, by promoting coalitions and building a regulatory environment favorable to the issue.

Capture of tax incentives

We guide our clients in obtaining tax incentives related to the food donation process.

Redução de custos com
a gestão de resíduos

The efficient management of donations ensures that food that is still good for consumption is not disposed of in landfills. In addition, it is possible to significantly reduce the costs of waste management and the negative impact on the environment.

Visibility of data on losses

We generate strategic data for managing losses and, consequently, for improving inventory control.

Socio-environmental impact indicators

We generate indicators to add to risk mitigation and actions with a socio-environmental impact by the private sector. In this way, we contribute to its public position in social co-responsibility.