A Connecting Food

Impacto socioambiental com a gestão inteligente de doações de alimentos excedentes

 

Acreditamos que a fome e o desperdício de alimentos são um dos maiores paradoxos da atualidade.

Então, pensando em minimizar os efeitos desse paradoxo, criamos a Connecting Food. Somos a primeira foodtech brasileira especializada em conectar os alimentos que seriam descartados por empresas, mas ainda bons para o consumo, às organizações sociais que atendem pessoas em situação de vulnerabilidade social.

Fazemos isso com uso de tecnologia, dados e conexões. Dessa forma, colocamos o “S” do ESG no varejo de alimentos no centro da estratégia das empresas do setor e de quaisquer outras organizações que queiram atuar neste mesmo sentido. Afinal, ao reduzir o desperdício de alimentos e os efeitos da fome, melhoram o impacto social e ambiental de toda a cadeia.

Fundadora e CEO da Connecting Food

Alcione Pereira é CEO da Connecting Food. Foi em 2017 que ela fundou esta foodtech de impacto socioambiental, que trabalha na gestão inteligente de doação de alimentos excedentes.

Formada em Engenharia de Alimentos e com o MBA em Gestão Empresarial, há mais de 20 anos se dedica a estudar a alimentação e seus processos de distribuição. Ao longo da sua vida profissional, Alcione concentrou esforços também na investigação de temas relacionados e, assim, tornou-se Mestre em Sustentabilidade, pela Fundação Getúlio Vargas.

A CEO da Connecting Food tem sido uma importante articuladora na criação do ambiente regulatório necessário para que todos os que desejam fazer doações de alimentos tenham essa possibilidade.

Alcione também é co-idealizadora do Movimento Todos à Mesa, primeira coalizão de empresas brasileiras unidas para a redução do desperdício de alimentos e combate à fome. Além disso, atua como consultora técnica em projetos relacionados à cadeia de suprimentos humanitária.

Alcione Silva – CEO da Connecting Food

“Em que momento da história o alimento virou ‘resíduo’? Virou ‘quebra’? É preciso restabelecer o significado do alimento como fonte de nutrição e dignidade humana, que nos permite viver e  . E, a partir daí, perceber que os excedentes existem devido a uma conjuntura econômica. O que não significa que sejam resíduos descartáveis pois ainda possuem um valor social e humano.”

Apoiando a governança ESG dos nossos cientes

Somos a primeira empresa de impacto social no Brasil que utiliza tecnologia para conectar alimentos que seriam descartados à redistribuição de alimentos. Nossa missão é potencializar o combate à problemática do desperdício de alimentos e suas implicações, apoiando instituições e consequentemente pessoas em situação de vulnerabilidade social.

Acreditamos que a redistribuição dos alimentos que seriam descartados é uma das CHAVES para o combate à fome e também para o desenvolvimento sustentável de organizações que atuam com a produção, distribuição e comercialização de alimentos.

Apoiamos a estratégia ESG dos nossos clientes e o cumprimento os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)

 

Ajudamos a criar o ambiente regulatório favorável às doações de alimentos e também a reduzir os impactos negativos do descarte de excedentes da cadeia alimentar sobre o planeta.

Utilizamos tecnologia, estratégia logística e relações humanas para conectar alimentos que seriam descartados, mas ainda são bons para o consumo, a instituições que fazem a sua redistribuição para pessoas em situação de vulnerabilidade social.

Além disso, acreditamos que esta é uma das CHAVES para minimizar os impactos da fome no Brasil e também para o desenvolvimento sustentável de organizações que atuam com a produção, distribuição e comercialização de alimentos ou queiram contribuir de forma direta para essa causa.

O que proporcionamos

 Otimização das operações

Ao fazer a gestão eficiente das doações de alimentos, a Connecting Food permite que os seus clientes otimizem o tempo despendido com essa tarefa. Ou seja, minimizam os custos operacionais e liberam as equipes para se dedicarem às atividades centrais do negócio.

Conscientização sobre o desperdício

Desenvolvemos um trabalho de compreensão da problemática e da importância de iniciativas que viabilizem a redução do desperdício de alimentos, ao promover coalizões e a construção de um ambiente regulatório favorável à temática.

Captura de incentivos fiscais

Orientamos nossos clientes na obtenção de incentivos fiscais relacionados ao processo de doações de alimentos.

Redução de custos com
a gestão de resíduos

A gestão eficiente das doações garante que os alimentos ainda bons para consumo não sejam descartados em aterros sanitários. Além disso, é possível reduzir significativamente os custos com o gerenciamento de resíduos e o impacto negativo no meio ambiente.

Visibilidade de dados sobre as perdas

Geramos dados estratégicos para a gestão das perdas e, consequentemente, para a melhoria do controle de estoques.

Indicadores de impacto socioambiental

Geramos indicadores para agregar na mitigação de riscos e nas ações de impacto socioambiental do setor privado. Dessa forma, contribuímos com o seu posicionamento público em corresponsabilidade social.