Blog

Conhecimento

A ascensão da agenda ESG

A ascensão da agenda ESG

Talvez não fosse necessário repetir o que todo o mundo reconhece, mas aqui vamos nós: os tempos mudaram. E a sensação de que tudo se altera cada vez mais rápido é maior, à medida que as décadas avançam. Mesmo sendo evidente, acredito que seja importante revisitarmos alguns pontos muito relevantes do que ficou para trás, para entendermos como o nosso futuro pode ser melhor com a nossa atuação urgente no presente.

Leia mais
Alimento não é resíduo

Alimento não é resíduo

Em muitos âmbitos, temos visto a tentativa de resgate de comportamentos e relações antigas, ancestrais. E eu me pergunto se não será também o momento de resgatarmos essa relação ancestral nossa, dos seres humanos, com a comida, porque hoje ela é vista como mais um item da lista de compras, no mesmo nível de outras coisas que “temos que ter”, pela posse. Mas não foi sempre assim.

Leia mais
Os números da fome no Brasil: uma questão de metodologia

Os números da fome no Brasil: uma questão de metodologia

Nas últimas semanas, muita gente reparou em algumas supostas divergências entre os números relacionados à fome no Brasil divulgados em diferentes situações. Algumas notícias falam em mais de 30 milhões sem terem o que comer e 125 milhões com algum nível de insegurança alimentar; outras dizem que são “apenas” cerca de 10 milhões de brasileiros com fome. Estarão erradas as pessoas envolvidas nas declarações? Ou se equivocaram os órgãos que aferiram os números?

Leia mais
A luta contra a fome é de todos

A luta contra a fome é de todos

Com muita perspicácia, o representante da FAO para América Latina e Caribe, Mario Lubetkin, deu a sua opinião sobre o posicionamento da esfera federal em acabar com a fome no Brasil, salientando que será difícil a tarefa, sem uma atuação mais ampla de todos os setores da sociedade.

Leia mais
Dia Mundial da Saúde

Dia Mundial da Saúde

Hoje, 7 de abril, a Organização Mundial de Saúde (OMS) comemora 75 anos de existência. Essa também é a data designada como Dia Mundial da Saúde e o tema de 2023 é “Saúde para todos”.

Leia mais