Coalizões e Parcerias

Lideramos coalizões que aceleram o ponteiro da redistribuição de alimentos no Brasil.
Nesse sentido, nós também unimos forças com diferentes setores da sociedade para criar um ambiente favorável à doação de alimentos, tanto em termos regulatórios quanto na operacionalização e conscientização sobre o tema.

Save Food Brasil

A Connecting Food foi co-criadora, em 2016, da Save Food Brasil que, em resumo, é o braço brasileiro da iniciativa de mesmo nome, nascida anos antes na Alemanha, sob a tutela da FAO. No nosso país, essa iniciativa contou com a participação de dezenas de empresas, instituições governamentais e da sociedade civil, para disseminar as melhores práticas com vistas à redução das perdas e desperdício de alimentos.

Dentre as contribuições da atuação do Save Food no Brasil, estão:

  • Participação na construção da Estratégia Intersetorial para a Redução de Perdas e Desperdício de Alimentos no Brasil, do Ministério do Desenvolvimento Social.
  • Articulação para a elaboração da versão em português do Padrão para Contabilizar e Relatar a Perda e o Desperdício de Alimentos, do World Resources Institute Brasil (WRI).
  • Elaboração de artigo no livro “Perdas e Desperdício de Alimentos: estratégias para a redução”, da Câmara dos Deputados.

Em 2021, a Connecting Food foi novamente uma das protagonistas na criação de outra importante iniciativa, o Movimento Todos à Mesa, juntamente com o Ifood. Trata-se da primeira coalizão brasileira de empresas e organizações que se unem com o propósito de reduzir os impactos da fome no Brasil e atuar na redução do desperdício de alimentos. Isso é feito por meio do fortalecimento de redes de redistribuição, articulação de um ambiente regulatório favorável para a doação de alimentos e, por fim, conscientização sobre o tema.

Nossos clientes

Empresas que geram impacto com a gente

“Desde 1995, temos o Programa Parceria contra o desperdício que contribui na complementação de milhões de refeições por meio da doação de frutas, legumes e verduras apropriados para o consumo, mas que não estão esteticamente atrativos para a venda, a centenas de instituições sociais e bancos de alimentos parceiros do Instituto GPA. A parceria com a startup Connecting Food teve início em 2018 e tem sido fundamental na conexão entre nossas lojas e as organizações sociais, na mensuração dos dados do Programa, ganhando ainda mais precisão na verificação do volume doado, na gestão da frequência mensal, no acompanhamento e garantia da destinação dos alimentos até os(as) beneficiários(as), além da geração de indicadores relacionados aos resultados econômicos e sociais. A cada ano, evoluímos, expandimos e fortalecemos esse programa, bem como a parceria entre o GPA e a Connecting Food”

Renata C. Amaral
Gerente de Sustentabilidade – GPA

 

“Por meio de parcerias inovadoras e colaborativas, o Assaí tem contribuído com as pautas de segurança alimentar e do desperdício de frutas, legumes e vegetais, com a ampliação do nosso programa de doações para além dos bancos alimentares.
Pelo nosso Programa Destino Certo e com a expertise da Connecting Food, nós conseguimos atingir mais comunidades em situação de vulnerabilidade e trazer uma segunda chance a itens que foram rejeitados esteticamente no momento da venda, mas que estão próprios para consumo.
A parceria entre Assaí e Connecting Food começou em 2021 e já rende impactos positivos: apenas em 2022, iremos doar mais de 2 mil toneladas de alimentos, 65% a mais do que no ano passado.”

Fábio Lavezo
Gerente de Sustentabilidade e Investimento Social – Assaí

“Essa parceria com a Connecting Food veio para resolver uma questão antiga de destinação segura e correta dos descartes de alimentos. Além, é claro de podermos destinar parte desses descartes em doações à comunidade.”

Juarez F. de Souza
Gerente de Prevenção de Perdas – Proença Supermercados

“A parceria do iFood com a Connecting Food tem sido uma experiência enriquecedora e inspiradora desde que fundamos o movimento Todos A Mesa. A Connecting vem fazendo um trabalho incrível, desempenhando um papel fundamental no combate ao desperdício de alimentos no Brasil, trabalhando incansavelmente para melhorar o marco regulatório de doação de alimentos e reduzindo significativamente a quantidade de alimentos próprios para consumo descartados no país e demonstra um compromisso fora do normal abordando uma questão crítica que afeta milhões de brasileiras e brasileiros.
Estamos ansiosos para continuar nossa colaboração com a Connecting Food e acreditamos que, juntos, podemos fazer a diferença na luta contra o desperdício de alimentos e na construção de um futuro mais sustentável e justo para todas e todos.”

André Borges
Head de Sustentabilidade do Ifood